segunda-feira, março 21, 2005

Café da Manhã

ela botou o café
dentro da taça
ela botou o leite
dentro da taça de café
ela botou o açúcar
dentro do café com leite
com a pequena colher
ela mexeu
ela bebeu o café com leite
e ela repousou a xícara
sem falar comigo
ela acendeu
um cigarro
ela fez circulos
com a fumaça
ela botou as cinzas
dentro do cinzeiro
sem falar comigo
sem olhar pra mim
ela se levantou
ela botou
seu chapéu em sua testa
ela botou sua capa de chuva
porque chovia
e ela partiu
debaixo da chuva
sem uma palavra
sem olhar pra mim
e eu coloquei
minha testa entre minhas mãos
e chorei

jacques prévert - em tradução quase literal de leonardo levis

p.s - a tradução do silviano santiago é melhor, mas li a poesia hoje na aula de frances e, bem, se alguém indaga sobre o quanto dessa lingua eu sei...é exatamente isso - fingindo que não precisei dar uma olhada no dicionário vez ou outra-. sobre o jacques prévert, aliás, recomendo a qualquer pessoa que le este blog aqui ver 'o boulevard do crime', escrito por ele e dirigido pelo marcel carné. obra-prima absoluta. tem em dvd.

p.p.s - gosto da poesia, mas sobre o mesmo tema prefiro os versos clássicos de jorge ainda ben - voce passa e nao me olha, mas eu olho pra voce/ voce nao me diz nada, mas eu digo pra voce /voce por mim não chora, mas eu choro por voce.

p.p.p.s - aliás, tenho cá comigo uma releitura pós-moderna do último verso. 'voce corta cebola e não chora/ mas eu choro por voce'. genial. era só o jorge fazer uma forcinha pra caber na métrica e tava tudo certo. sobre essa mesma frase... passei a vida inteira pensando que ele cantava 'voce fuma e não chora, mas eu choro por voce'. o choque quando soube que não era assim foi tão grande quanto quando descobri que se fala mussarela e não muzzarela.

p.p.p.p.s - não tenho nada pra falar aqui, na verdade, mas achei interessante bater meu recorde de peesses em um post. ah, meu teclado está quebrado, mas acho que quem aguentou ler esse post até o fim já percebeu.

escrito ao som de radiohead - ok computer

|